quinta-feira, 15 de abril de 2010

posts em atraso 2 - Cemitério judaico de Varsóvia

Em Varsóvia antes da Segunda Guerra Mundial os judeus eram um terço da população da cidade, cerca de 300 mil!
Agora devem ser umas centenas. O gueto de Varsóvia ocupava uma zona imensa, quase o centro toda da cidade.
Quando os Nazis estavam a deportar em massa os judeus do Gueto, houve a revolta do gueto de Varsóvia. Os judeus com armas contrabandeadas do lado polaco resistiram durante uns tempos às forças alemãs. Porém, a consequência foi cada casa incendiada e destruída, uma a uma, para terem a certeza que toda a gente era apanhada. Por isso em toda Varsóvia só resta uma rua pequenita do gueto no estado original..e há só duas zonas onde se pode ver o que resta do muro do gueto..Resta ainda uma sinanoga, uma. De uma comunidade do tamanho de Gaia..Fica perto dessa rua.
Mesmo sabendo destes facto todos, só consegui ter a percepção da perda que este terço da população teve para a cidade quando visitei o cemitério judaico mais antigo da cidade.
É tão grande..imensas imensas campas..e o facto de estar pouco cuidado, embora me tenham dito que isso também faz mais parte de estilo judeu de cemitérios, com pouquíssimas campas com pedrinhas em cima..isso sim faz-me aperceber de como a maior parte dos descendentes desta gente terá morrido nos campos, ou no gueto..e que os sobreviventes, se os houver, estarão a viver agora em Israel, ou nos EUA e as campas para lá estão. Quase esquecidas. Nesta cidade meia esquecida, quase totalmente destruída durante a Guerra..Hmm chega de assuntos pesados por hoje ;)

2 comentários:

António disse...

Olá Ana
Está a acontecer muita coisa em muito pouco tempo. A História está a acontecer e tu estás bem no centro das coisas. Vai fotografando e tomando notas para mais tarde recordar. Era bom que a "cabeça dos homens e mulheres" desta época que é a nossa, fosse aprendendo com o que se passa à nossa volta. Tanto a nível macro como a nível micro.
São necessárias mudanças radicais na mentalidade das pessoas, em todas, jovens e menos jovens. O planeta azul é muito bonito mas não aguenta tudo!
Um abraço.

Diogo disse...

Alta foto... Penso que transmite bem o que dizes em cima.
Pareces mm uma historiadora =P
Bjts..