domingo, 30 de agosto de 2009

22 primaveras e um verão



Gostava de escrever a todas as pessoas que fizeram parte da minha vida nestas 22 Primaveras e um Verão.. Partilhei muitos momentos com muita gente, às quais (mesmo que nunca venham a ler isto) queria dedicar umas palavras/recordações...Começando por ordem cronológica.. (+ou-)

- desde amigos de infância, o clube da Pegada de Dinossauro (na Primária), e a carrinha da Escolinha (onde comecei a ter conversas existenciais lol),

- as aventuras na Serra do Pilar (nos ensaios do coro, nas filmagens de grandes blockbusters como "A Suspeita" por terminar, passeios clandestinos nos claustros e férias de Verão a Paris e aos Pirinéus..)

- teatros, maratonas 24 horas e muitos outros dramas e peripécias ao longo dos 5 anos da preparatória, (filmes realizados numa certa Quinta da Formiga, com grande casting e guarda-roupa, principalmente na época dos Romanos..-de quem eram os lençóis??-, os 500 anos da descoberta do Brasil com roupa vinda de lisboa (!) um Pero Vaz de Caminha, um Pedro Álvares Cabral, freis, cozinheiros, grumetes e índios em collans..As graças e desgraças da corte d'el rei tadinho, o dragão com meia cara pintada de verde "ESTÁ TUDO SURDO AQUI DENTRO??" que ficou com a bruxa do reino no final..tudo desempenhado em frente à Alice Vieira!!; professores impecáveis que iam acompanhando as nossas caminhadas pelos caminhos atribulados da adolescência.

- Secundário: a mudança da turma e o fazer novos amigos. Passamos juntos as fases determinantes das médias e do 12º, a última paragem entre dois ciclos da vida para todos nós; fossem entradas para a faculdade, fossem primeiras saídas para estudar fora de casa ou primeiros empregos..temos personalidades, gostos, interesses tão diversos que me espanto sempre como temos conseguido manter-nos (uns mais outros menos) próximos mesmo estando cada um a seguir o seu caminho.. (Euro 2004, acampamentos do campo do Diogo, passeios de bicicleta pela praia aos fins-de-semana de manhã, férias no Gerês, muitos cinemas antigamente, muitos cafés à noite (passou a época do Beijo Frio lol), uma aventura na Escócia, muitos jantares de anos, e muitas muitas horas de conversas, cusquices e desconversas)

- depois veio a Faculdade. Ciências. Astronomia :) A euforia dos dias de Praxe , os stress's das épocas de exames. A malta do meu ano! Desde os que se pisgaram logo para outros cursos, aos que ficaram mas nos fomos afastando, aos que permaneceram companhia de aulas, cinemas, passeios, até algumas tardes de estudo, e muitos cafés das máquinas, aos que conheci mais tarde, tenhamos sido mais ou menos próximos: vou levar muito boas recordações de tudo! Isto foi uma espécie de recruta: as trincheiras de Astronomia :) Por muito diferentes que sejamos e que sejam os caminhos que iremos tomar, partilharemos sempre sermos dos 20 (ou menos) que entraram em Astronomia a cada ano. (dos altos momentos "Ai estes são os caloiros de Ciências..", da tosta dos cortejos da semana da queima, aos momentos menos luminosos dos exames de Ondas, Análise, Tópicos...aos outros momentos de aulas de laboratórios, aulas (finalmente!) de Astronomia Estelar e Galáxias e Cosmologia, dos trabalhos com o planetário portátil, dos míticos RTA's, da 1.09 - total soccer, encerramentos da sala, sobretudo muitas conversas sobre tudo e mais alguma coisa; E bastante companheirismo ao longo dos tempos..; )

- A malta que tenho conhecido nas andanças de voluntariado dos últimos anos: AFS-Intercultura (onde entrei um pouco de pé atrás e agora tenho pena de deixar..),a Agência ODM, os SVE's que vão, já lá estão, ou já vieram..Conheci muitas pessoas, muito diferentes muito interessantes, com algumas tive mais ou menos empatia, mas sobretudo aprendi muito e concluo que valeu a pena. Muita força no acolhimento deste ano malta AFS e muita força na semana ODM no Porto malta ODM!
E claro boa sorte nas vidas de todos os que conheci nessas andanças..nos vossos sonhos e projectos ;)

- Família, desde os meus pais, irmão, avós, aos meus tios e primos, padrinhos, à alegria das reuniões familiares. Acompanharam-me desde Sempre, constituem para mim a substância da palavra "casa". São e serão sempre o meu Porto de abrigo: de partida e de chegada.

- Há pessoas que conheci mais de passagem, há pessoas com quem tive tempos de maior proximidade, há aqueles com quem acho que nos manteremos à vista ao longo dos caminhos diferentes pela vida, outros com quem continuaremos a partilhar passo a passo as nossas aventuras e desventuras..Mas todas as pessoas valeram a pena, posso recordar-me de bons momentos, momentos de alegria, de desabafos, de amizade, de galhofa, de companheirismo, de javardice (um pouquinho), de conversas xpto, com cada um de vocês.. que espero que não fiquem por aqui!

Alonguei-me, lá está, mas 22 primaveras e um verão, são 22 primaveras e um verão!
Abraço e estarei sempre à distância de um email, um Skype, uma carta (à velha maneira), uma SMS, um telefonema, ou mesmo uma visita! (sempre dá mais jeito para os abraços..) E vocês também estarão a essa distância , eu SEI ;)


(Contagem decrescente: 1 exame e 2 semanas )

8 comentários:

Mariana disse...

estou a essa distancia.
e quando voltares tambem... e quando fores outra vez:P
porque nós já temos um "lugar dentro" :)

"- Histórias de antigamente é assim que já foram há muito tempo?
- sim, filho.
- Então antigamente é um tempo avó?
- Antigamente é um lugar.
- Um lugar assim longe?
- Um lugar assim dentro."

*

Anónimo disse...

De: Uchiha Kotori Haku

Não penses que é por estares na Polónia que eu vou deixar de te chatear. E o contrário é o mesmo. Vais continuar a ouvir: “ANA!!! Estás a ser aborrecida….” Lol…

Beijo.

Ana P disse...

mariana, pois afinal sou a k ou num é berdade? :P

nuno: loool ah sim é sempre bom sinal ouvir isso ;)

Joana Gomes disse...

Ana* :)

nao sei como te lembras do nome da nossa longa metragem! xD mas ca p'ra mim fizemos bem mais que esse (embora sempre incompletos.. lol) e ainda as andorinhas :P o dia passado sempre de uma forma bem divertida e ainda para mais com a preparação de teatro, dança e sei la mais o que! :) hehe

amiga: mas c'a grande salto por cima do risco de giz!
admiro-te o espírito de aventura e e descoberta e partilha.. e tudo e tudo e tudo!! ^^
sera uma experiencia de nove meses espectacular :D da qual me quero manter a par, ao pormenor! hehe

Beijo grande*
ju

N. disse...

Ana, primeiro um peru depois 22 primaveras e um verao, tu estas uma artista...
Estou contente por ti,nao sei onde queres chegar mas quer parecer me que vais longe. Vou ficar atento ao teu blog, as minhas espectativas estao a aumentar...
Boa sorte, para o salto e la para janeiro a polonia deve receber mais un turista, que te parece?
Um abraco,
N.

Sandra disse...

"Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo, redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.

Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo.
E ter depois um amigo
Que faça o pino
A voar..." (Miguel Torga)

Cá estarei para partilhar passo a passo as nossas aventuras e desventuras... sempre ;)

Beijinho aninha

sonia disse...

Gostei de ler a parte qe me toca :P *** saudades

luis disse...

ola ana e o luis...gostei de ler o teu blog principalmente esta parte...e bom saber k as memorias nao estao so do lado d ca mas que tu tb as tens...axo k a isso s chama amizade e a minha smpre a teras...bjinhos (Lóló)
PS:gostei de te conhecer pocas lool