quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Salta o risco de giz! (ou um apelo e um início)


Há uns anos li num diário do Miguel Torga (como quem diz: vamos lá explicar esta história do peru no endereço do blog e do risco de giz no título ) :

"Coimbra, 3 de Dezembro de 1937 — Por mais que faça, não faço nada. Enrodilho-me como as
cobras nas matas, sofro, mordo se alguém me toca, e assobio de vez em quando uma ária que ninguém ouve. É de mim, é dos outros, é dos tempos que vão correndo. Mas não hei-de morrer assim.
Tenho cá uma fé comigo que ainda há-de aparecer na minha vida alguém que me conte esta história do Erico Veríssimo:
— Filho. Sabe da história do pirú! La gente risca com giz um circolo in torno do pirú. E o cretino do pirú crede que está prêso. — Guarda... la vita é bela, il mondo te chiama. Salta o risco de giz, no seja come o pirú!"

Em meados de Setembro vou saltar o risco de giz: vou fazer o Serviço de Voluntariado Europeu para Varsóvia na Polónia por nove meses..Vai ser o salto mais demorado e mais longínquo até agora aqui para moi.. O blog vai servir para mandar bitaites da Polónia, sobre a Polónia, sobre os jeitosos dos voluntarios que vão trabalhar comigo (e o resto da malta que conhecer incluindo os idosos polacos :P), sobre as saudades todas que vou ter do Porto e do resto do jardim plantado à beira-mar, aventuras e desventuras e tudo o que me der na telha mandar vir. (a ver se nao me esqueço das nossas expressoes lusitanas :))

Para já vou aproveitar este post para apelar à malta para que salte o risco de giz! Uma maneira pode ser fazer o SVE!!
O SVE (EVS em inglês) é o quê?
é uma forma fantástica para jovens dos 18 aos 30 anos irem trabalhar com voluntarios
para onde?
uma organizaçao noutro país da europa (ou até fora, ha projectos com parcerias na América do Sul.. :) há uns voluntários que vão para Brasil, Uruguai, Equador..ah boa vida! :P),
durante quanto tempo?
uns meses (pode ser de um mês até um ano),
mas afinal a fazer o quê?
há imensos projectos nas mais diversas áreas: educação pelo desporto, inclusão social, arte e cultura, igualdade de género, ambiente, saúde..etc etc
E tens ajuda financeira?
Sim! Pagam-te a viagem de ida de volta, tens uma bolsa mensal de pocket money e alimentação e alojamento incluidos ;)
E onde procurar os projectos?

Vá, não sejam como o perú!;P

3 comentários:

J.Poças disse...

EU MANDO VIR.

Sandra disse...

"Livre não sou, que nem a própria vida
Mo consente.
Mas a minha aguerrida
Teimosia
É quebrar dia a dia
Um grilhão da corrente.

Livre não sou, mas quero a liberdade.
Trago-a dentro de mim como um destino.
E vão lá desdizer o sonho do menino
Que se afogou e flutua
Entre nenúfares de serenidade
Depois de ter a lua!" (Miguel Torga)

Boa sorte aninha =)

Diogo disse...

Ei Ana =D
Olha estou aqui a ler o teu Blog hoje (16 de Fevereiro) pela primeira vez... Não sabia deste teu diário. Fiquei mesmo contente de o ver, ja o estou a ler pai à meia horita =P
Daí que esteja a escrever no último post (acho eu), porque cheguie agora ao fim lol.
Dá para ver que stas a passar momentos espetaculares! Fico mm feliz por ti. É uma experiência fantástica... vens daí com uma "bagagem" muito maior que as tuas malas cheias!! E digo isto apesar de eu me identificar com o Perú, alguém tem que tomar conta do círculo =P, mas os teus posts fazem-me querer conhecer também uma realidade diferente para variar...
Gostei mt do post das 22 primaveras! é uma sensação espatacular saber que mesmo a essa distância o pessoal lembra-se dos amigos com tanta força e clareza, ainda pa mais quando sou dos poucos que têm a honra de ter lá o nome escrito =D, ainda que seja o meu "campo" que seja referido hehe. Fora de tanga, soube mesmo bem! Podes ter a cereza que isso tudo é reciproco, e não fal só por mim... tu sabes!
Bem, vê lá se vais pondo aí mais posts, e eu vou ver se passo cá mais vezes, que esta vida de estágio não dá treguas... já não vinha ao msn há bué (foi lá que vi o blog.. lol). Ter que aturar miudos a entrar na adolescência tira o sono a qualquer um =P
Bjts e um abraço..
Diogo... O do Campo... =D (cá estaremos lá para o verão, se Deus nosso Sr. quiser =)