sábado, 12 de dezembro de 2009

sera q vai ser uma refleccao?


(ui estive a hesitar se escrevia refleccao, ou reflexao..:S tenho que voltar a ler livros em portugues..ah mas de qualquer das formas a palavra esta mal escrita pois nao ha maneira de por tils no teclado alemao..)

Adiante..A Valentyna foi hoje para a Ucrania, eu fui com ela ate a paragem de autocarro. A estacao fica no meio de uma feira enorme ca em Praga, tipo feira de Espinho..Um numero imenso de camionetas, desde algumas modernitas, ate algumas dos tempos da USSR..Um terminalzinho com 5 lugares oficiais e dezenas e camionetas paradas a volta. A Valentyna vai perguntar dentro da estacao qual e o lugar da camioneta dela, e a senhora diz, ah no 6, no 6! Hmm..nao ha numero 6! So ate ao 5..Ok deve ser numa das outras que estao amontoadas la para baixo. E era. Na "zona internacional", uma paragenzita de autocarro meia raquitica era o terminal internacional eheh Ela la encontrou duas senhoras ucranianas que trataram de explicar o processo ( primeiro vais logo com a mala pequena para arranjar lugar, depois vens buscar esta grande para por na mala :P) e que disseram ah que kochany quando ela lhes disse que era de Portugal (que significa algo como que querida, que adoravel! eheh). Ficou toda contente de encontrar a hospitalidade natural ucraniana e contou-me que e normal nas viagens de comboio as pessoas partilharem comida e bebida com pessoas que nao conhecem..houve um voluntario polaco que numa viagem de comboio apanhou uma bebedeira, so pelas bebidas que lhe ofereceram lol
Entao a casa esta um pouco mais vazia, mas so ate mais logo, que e quando vao chegar os pais do Tobi.
Amanha trato de fazer a mala, pois 2a e 3a vamos ter aula de polaco ate as 18h30...para compensar as ferias de natal..Conclusao: vai passar num instante este tempinho!
E hoje a temperatura maxima e -1 C !! Anda-se bem na rua, se se andar rapidinho..
(e claro estes 2 meses e meio passaram num apice...tanta coisa nova, aprender polaco..sim ja demos o passado e o futuro (yey! : )), comecar a viver on my own, adaptar-me a cidade..nao foi tao dificil. Os polacos sao bastante amigaveis. e o nosso grupo de voluntarios e um grupo porreirito ate :P tenho a sensacao que nos tornamos numa especie de familia. como se ca em casa fossemos a familia de casa, e depois os outros sao a familia alargada.. as vezes e um bocado cansativo estar tanto tempo com as mesmas pessoas, mas tambem ajuda a sentir uma familiaridade a nossa volta. e isso e bom!
para o proximo ano ha planos de misturar-me mais com polacos para mergulhar mais nessa cultura, apontar para conseguir falar fluentemente polaco, e visitar mais este grande pais! (e claro q n e so isto, mas nao vou por tudo no blog of course!eheh)

5 comentários:

António disse...

Olá Ana
A falta que um "til" faz... ;-)
Dava para escrever um romance épico!
Quando falas das "famílias" apetece-me dizer que é uma espécie de base de onde se parte para o "mundo"... mas dessas coisas, tu, já sabes mais do que eu! Por aqui há SOL mas o frio também está a fazer a sua entrada de pantufas! Traz um pouco de neve mas com cuidado para não confundirem com outras coisas! ;-)

Uchiha Kotori Haku disse...

Oi Ana! É bom saber que está tudo bem. Tempus fugit não é. Daqui a nada o pessoal encontra-se outra vez.
Beijo.

André disse...

Ei!!

Tenho vindo a passar por cá cada vez mais (acho que são as saudades :P) mas nunca encontro inspiração para escrever as palavras certas aqui na caixinha dos comentários. E hoje não é excepção (é tão bom poder escrever palavras com til's Eheh), por isso fica uma música que tem andado a passar non stop pelos meus headphones (acho que esta ainda não tens porque é recente ;P).

http://www.youtube.com/watch?v=m3b9E1p9uOA


a moment, a love
a dream, a laugh
a kiss, a cry
our rights, our wrongs

Agora vou indo que se está a fazer tarde, já devia estar a dormir, amanhã tenho que me levantar as 6 :S

Beijos & see you soon
(missing you more every second ;))

N. disse...

Atao ana,aqui vai tambem uma mensagem sem tiles.
Este teu blog and amuito morto, tens que por isto a bombar... Eu cada vez que ca venho e nao esta nada escrito e um desapontamento...Enfim, vou ficar a espera dos updates...
Um abraco,
Nuno

N. disse...

Atao ana,aqui vai tambem uma mensagem sem tiles.
Este teu blog and amuito morto, tens que por isto a bombar... Eu cada vez que ca venho e nao esta nada escrito e um desapontamento...Enfim, vou ficar a espera dos updates...
Um abraco,
Nuno