sábado, 23 de janeiro de 2010

Prognoza na weekend: bardzo zimno, ale słonecznie


(direitinho das notícias polacas= Progonóstico para o fim-de-semana: muito frio, mas solarengo)
depois de ter feito uma caminhada de uma horita, para ver como é o mundo com -16 ºC, e de chegar a casa com as maçazinhas do rosto mais rosadinhas que sempre, pensei well well, ja era tempo de postar algo de jeito!
Não estou muito convencida de que vá sair algo de jeito daqui, mas vamos lá tentar.

Os dias aqui têm sido muito melhores, por um lado porque há mais e mais horas de "dia", (lol ok talvez mais uma hora..mas já é outra coisa!), e por outro lado porque o sol tem efectivamente aparecido mais vezes. (Ontem e hoje foram as únicas vezes desde quinta-feira da semana passada..lol mas dois dias de fotossíntese já valem por uma semana toda :) )
A comunidade cá de casa está finalmente completa com a chegada do elemento ucraniano na quinta-feira. "Olha a que horas chegas? A gente vai-te esperar à estação.." -- umas horas depois quase a chegar à estação-- "Estou, V? Onde estás?" " "Vocês estão a gozar comigo?" "Espera um bocadinho, estamos quase a chegar!" Lol típico. Atrasados como sempre!
A cidade continua coberta de neve, se bem que se pode andar bem em quase todo o lado, pois sendo uma cidade grande há sempre gente a limpar os passeios e as ruas..e não só! Nunca me tinha ocorrido que também seria preciso limpar os telhados. Há gelo que se acumula nos beirais dos telhados, e formam aquelas longas e afiadas estruturas como nas grutas. O problema é que pode acontecer a gravidade vencer la a adesão do gelo e zás, apanhar com uma coisa dessas na cabeça não deve ser brincadeira. Resultado, para além de pessoas a limpar constantemente as ruas, por a neve em montinhos, espalhar sal e areia (acho que também) , também há carros tipo dos bombeiros a limpar esses punhais de gelo dos telhados..
(à entrada do prédio temos uma mensagem a avisar para ter cuidado com isso..a V. desatou-se a rir quando leu aquilo..e nós "ah??" parece que a palavra polaca para essas cenas de gelo quer dizer ranho em ucraniano eheh)
Ontem quebrei um novo recorde,à vinda para casa o termómetro do táxi apontava -18ºC !
E como é andar lá fora com esta temperatura?..(coisa que eu me perguntei muitas vezes antes de vir para cá..) bem..anda-se bem, a única diferença é que mesmo com meias calças por baixo das calças, com mais duas meias por cima, e umas 4 camadas de roupa por baixo do kispo,mais cachecol, gorro e luvas...lá fora a sensação é de se estar só a vestir roupa de Outono!
Por falar em roupas, outra das visões engraçadas desta estação são os caçadores da pré-história que aparecem aos magotes em cada eléctrico. E com isto refiro-me à quantidade de mulheres de idade que usam casacões de pele enormes, até aos pés..a combinar com um chapéu também de pêlos de qualquer coisa. É vê-las a entrar e a sair, com estas roupas de caça da sibéria, diferentes cores e texturas..

momentos\
\festa cá em casa ontem à noite\ a certa altura estavam dois trengos atrás do sofá, a cuscar fotos dos empregados da fundação e a comprovar teorias de como a filha mais velha de um empregado era igualzinha a outra empregada da fundaçao :"só pode ser filha dela!!"
\há bocadinho a comer sementes de girassol com a val, cuscar sobre a vida, rapazes,etc, tal e qual 2 raparigas ucranianas eheh
\há pouco a cirandar, cheiro a fumo de lareiras, um bando de pássaros migratórios a lançar avisos pelo ar, a lua por detrás das árvores e um resto de jacto no céu do lusco-fusco
\a semana passada no dia do exame de inglês, levantar muito cedo e alguém acorda e abre a porta do quarto para me dizer "i wish you a clear mind!"

parece que "mãos frias coração quente" também é verdade na Polónia e na Ucrânia :)

2 comentários:

N. disse...

Assim e que e, grandes mensagens no blog para eu me entreter a ler.:)
So para que saiba "as longas e afiadas estruturas" que a menina fala chamam se estalactites.
abraco,
Nuno

Ana P disse...

lol eu sei oh jeitoso :P
Mas nao sabia se tinham o mesmo nome se forem de gelo.. :P
abraço grande para aí po norte!