terça-feira, 16 de março de 2010

dear sons and daughters of hungry ghosts

banda sonora aqui

acordar muito cedo. apanhar um autocarro onde nunca andei antes. Tocar a uma campainha desconhecida. Uma senhora sorridente: "Anya?" "Tak, tak" respondo. Lá pôs o batom indispensavel e fomos com cuidado para o hospital, pois o gelo nos passeios é perigoso, até para mim. Uma simpatia, ela. Bem-disposta, conversadora..Está em casa do filho em Varsóvia agora, mas só porque veio cá para uma operação aos olhos. Há dois anos decidiu ir viver sozinha para a Mazúria, a zona dos lagos no norte..Mas não vive sozinha! Vive com o cão e o papagaio, pois claro! Ah a vida é muito mais calma lá, diz ela..e perto da natureza.. Tem oitenta anos, mas anda ligeirinha..disse-me quando estavamos à espera do autocarro: Eu estive em Auschwitz- Birkenau, com certeza já ouviste falar.. Sim, já sabia, a Valentyna que foi com ela na 6ª feira tinha-me contado desta senhora que andava quase mais depressa do que ela, que falava pelos cotovelos, que tinha exclamado "ah não tens namorado? Ah é assim mesmo! Tens muito tempo!", que tinha sentido de humor (disse à porteira do prédio do filho que lhe perguntou como tinha arranjado a chave: então roubei-a!), e também que tinha passado por Auschwitz onde tinha sido vítima de experiências médicas..
Lá sobreviveu a tudo, e é das pessoas mais sãs que já conheci.. Uma castiça! Disse que talvez a vá visitar à Mazúria, muito bem só tens que ligar e dizer quando é que vais..E eu ah então na próxima ida ao Hospital, eu não posso ir mas posso falar com outra voluntária que.. e ela toda assertiva "ah eu estou a pensar que vou sozinha na sexta-feira.." "mas..com a neve.." "eu penso que na sexta-feira já não vai haver neve! Dziekuje Dziekuje (obrigada obrigada) Bardzo mi milo (Muito gosto em conhecer-te) e algo como agora vai lá à tua vida.."
Despachada por uma velhota..estou bem arranjada! :P

I got a hand
So I got a fist
So I got a plan
It's the best that I can do
Now we'll say it's in God's hands
But God doesn't always have the best goddamn plans, does he?

-Wolf Parade-


1 comentário:

António disse...

Bela maravilha!
A todo o momento e em qualquer lugar se pode aprender... só é preciso estar atento! Parabéns! Bela lição de vida!mi