domingo, 22 de novembro de 2009

domingo de feira, meio vegetariano e de noticias!












(apesar do computador se ter avariado ontem...e de ter que estar a escrever num teclado alemäo que nem e tao mau, excepto nao ter acentos e ter o Z trocado com o Y..lol)

Uma not'icia tao boa (ouvi dizer (ai o Z do teclado!..grr) que a noticia saiu na pagina 3 do Jornal de Noticias, que honra hein hein!!!! ->>> AQUI! :)

Hoje acordei cedo, nao sei bem como, porque ontem fomo visitar a malta que vive no cu de Judas de Varsovia, e ficamos por la a ver o Clube dos Poetas Mortos ate tarde..mas foi bom, ficaram todos contentes por terem visitas e o quarto da Anne e o maximo, coberto com fotos, posters, postais e fotos recortadas de revistas..(sim, fiquei com umas ideias..). E a zona, Brodno, nao me pareceu tao ma, talvez por estar de noite e nevoeiro cerrado..

Mas foi engracada a visao de um "bosque" de predios de 12 andares no meio do nevoeiro..

Hoje de manha fomos quase todos 'a feira da vandoma de Varsovia. E estou meia orgulhosa porque iniciei-me na arte do regateanco e em polaco!! E ate consegui combinar que volto la para a semana, pois um sr. de um stand de livros disse-me que me ia arranjar um de poesia polaca, mas daquelas edicoes bilingues em Polaco e Ingles :) eheh
Depois uns ficaram la, um estava 'a procura de uma colher com o nome da namorada (?!), sim se ha coisa que nao falta e material de enxoval nesta feira. Talheres e mais talheres, mobilia,muita louca (ce com cedilha! lol) coisas de metais para puxadores de gavetas e portas..candelabros.. ah e tambem muita coisa militar, chapeus antigos, pins e medalhas..Alguns quadros de pintura naif sobre judeus no Gueto..alguns livritos va, e algumas carteiras de pele..

O que acho mais piada e que se fosse um alien caido do ceu, pelas coisas que se vendem la podia tracar a Historia do pais, pins dos tempos do nazismo com a suastica, medalhas do Armja Krajowa, o exercio Polaco dos tempos da 2a Guerra Mundial, chapeus com o simbolo do comunismo, candelabros judeus aqueles que eles acendem na epoca especial (alguem sabe como se chama? estou com preguica de fazer google disso :P)

Depois havia uns com vontade de desertar para casa, mas ainda fomos almocar a um restaurante/cafe vegetariano (tal como na sexta-feira..o Jannik esta a contagiar toda a gente!) chamado (esta e para os astronomos) Vega! (ya ya facam de conta que e da estrela e nao de Vegan :P)

No caminho para casa resolvi sair da zona de Stare Praga (Velha Praga) e explorar a zona.
Sim porque andava com a sensacao de todos os dias sair de casa, dois minutos a pe ate ao electrico, 15 minutos de linha recta para o centro , e umas 10 horas depois, entrar no electrico no centro, e zas linha recta para Grenadierow, 2min a pe e casa! (Claro com as variantes de linha recta de electrico para Biedronka, ou para o Carrefour..lol) . Estou satisfeita pois ja fiz o reconhecimento de uma zona maior.

O resultado de passeio desta (pequena) tarde - o Sol poe-se as 15h30..- esta nas fotos acima.
Apercebi-me que e a altura de passear o cao..
Esta zona e das mais interessantes em Varsovia pois Praga nao foi vitima da represalia de destruicao pelos Nazis pois fica do outro lado do rio. E nessa altura estavam os Russos ca estacionados. (e em vez de ajudarem os Polacos na altura da Insurreicao de Varsovia, ficaram impavidos e deixaram o Nazis agir a vontade deles...) Anyway, isto faz com que seja das zonas onde se encontram mais predios antigos originais..E alguns com marcas de balas daquela altura, como da para ver numa das fotos.
Noutra da para ver o Palacio da Cultura ao longe, e noutras a Catedral de Praga.

musica do dia (porque acordei umas duas horas depois do sol nascer

e andei a vaguear a pe durante as duas ultimas horas de luz..)



Va coracoes! Ate amanha :P

2 comentários:

madrinha disse...

Ana,
alguns links que podes achar interessantes:
http://translate.google.com/#pt|de|
http://tradukka.com/
http://www.publico.clix.pt/ (este é para as saudades).

beijinho grande.

Ana P disse...

obrigada madrinha! :)
tenho recebido tambem alguns em papel :) nos entretantos estou quase ai!;)