segunda-feira, 16 de novembro de 2009

"..don't you worry about the atmosphere.."

A música deste dia : aqui.

( hmm acordo, viro a cabeça para janela, abro os olhos, e é isto! :P)

De manhãzinha (ok não era assim tão cedo porque acorddei um bocado tarde..) saio para apanhar o eléctrico para o Arquivo. Este não fica no centro da cidade, mas sim numa zona mais de armazéns umas seis paragens depois do centro. O problema foi que como não me apeteceu perguntar ao Tobias, fui no nº 9, que é o que vai para o Dickensa, o lar de idosos..e só depois reparei que era o 24 que devia apanhar. De qualquer das formas parece que o trânsito de segunda-feira de Varsóvia me quis dar um bom dia! e resolveu parar os eléctricos uns vinte minutos antes da 1ª paragem depois da ponte..como se eu já não estivesse suficientemente atrasada!..Finalmente apanhei o nº 8 que vai directo para Karolkowa, mais 15 minutos a pé por falta de passeios, muitas poças de água e laminha, e lá chego eu ao Arquivo.
Vá lá, desta vez, o Eggert voltou a fazer-me companhia.
Lá retomo a tarefa habitual de colocar ficheiros de volta nas suas capas correctas. O que consiste basicamente em ler o número e procurar a capa onde esse número deveria estar..pode ser em qualquer uma das prateleiras das dezenas e dezenas de estantes que enchem o Arquivo. às vezes pode parecer uma tarefa um bocado orweliana..ninguêm diz ah estes ficheiros foram retirados para serem digitalizados para esta ou aquela finalidade..
Mas há uma grande vantagem de estar no Arquivo..os que trabalham lá são muito descontraídos..e podemos estar a trabalhar e a conversar horas sem ninguém nos chatear.
Tomamos um chazinho e decidimos ir almoçar. A espécie de restaurante desta zona..fica num pequenissimo edificio onde se sobem umas escadinhas e se julga que será talvez um escritório até ao momento em que se abre a porta e se vislumbra uma salinha com mesas e cadeiras e um balcãozinho de atendimento. A mulher que está a atender, cabelo curto à rapaz, destoa deste recinto armazen-no-empresarial, mas é simpática!
Ora bem, desafio seguinte, o que escolher para comer..hmm..há as sopas já conhecidas..os pierogis também já testados pelo meu paladar..mas apetecia-me qualquer coisa que soubesse a comida a sério..à portuguesa..hmm há algo se chama qualquer coisa parecido com omelettke hispansku..oh mas não há..ok voltando à lista..sem conseguir decifrar os pratos ali descritos mas tendo a convicção que algures por detrás daqueles nomes desconhecidos está aquela coisa que me apetece comer...desvio o olhar para o prato que acabou de chegar para outro cliente..uma espécie de carne estufada com diferentes vegetais, molhinho e batatas assadas..satisfeita digo "dzien dobry! Proshe..e aponto para o prato do rapaz" lol a empregada ri-se diz o nome daquilo, pergunta se tambem quero com batatas " Tak!.." e que bem que soube! (Na próxima semana vou ver se aprendo o nome do prato:P)

na fundação tive a oportunidade de ouvir bastante música pois calhou-me na rifa fotocopiar um livro de 400 e tal páginas. Ainda me tentei esconder na sala dos voluntários quando vi o Jakub com o livro na mão a dirigir-se ao Jona. E cheguei até a comentar com a Valentyna e a Ewa que me tinha safado por um triz de fotocopiar um livro quando nesse momento o Jakub abre a porta e sorri para mim com o livro na mão...e eu ohh..pensei que me tinha escapado!..e ele ri-se, pois mas o jona escapou-se primeiro..
Com grande tristeza minha , estou a ficar uma Pro a fotocopiar livros, consigo até (ai que vergonha) uma certa eficiência, demorando o menos tempo possível. De modos que menos de uma hora depois já estava pronta para dedicar um tempinho a escrever algo para a futura secção do website da fundação, dedicado ao SVE.

Amanhã, Dickensa cá vou eu..depois de me ter escapado de lá ir a semana passada por o Eggert estar doente. Mas desta vez temos planos! Aguardem os próximos episódios!
Haverá também um certo teste de polaco para o qual deveria ter um estudado um pouco mais, mas adivinho que haverá algum tempo amanhã para decorar coisas bonitas como as horas. Decorar as horas??! perguntam vocês confusos e indignados..
Pois sim, respondo eu.. A língua polaca é muito "rica". Para quê simplificar as horas dizendo apenas os números??
Passo a explicar: são onze horas no relógio português. Alguém pergunta : Que horas são? (Em polaco algo como Która godzina?) Responde o polaco: jedenasta (se for de manhã), dwudziesta trzecia (se for de noite)
Mas será que fica por aqui a riqueza do sistema horário polaco??
Nãonaninanão: se a pergunta for porém " A que horas é aquele encontro?"
Então será : o jedenastej /dwudziestej trzeciej

De notar que o número 11 se diz jedenaście e 23: dwadzieścia trzy. Pois é! todos muito parecidos mas muito diferentes!

Acabando a lição que niguém quer ouvir /ler sobre as horas polacas, tenho que ir lavar a loiça! Que hoje não fui eu que preparei o jantar:P Despeço-me com a música do dia (aqui)!

"..i know we're going to meet some day
in the crumbled financial institutions of this land
there will be tables and chairs
there'll be pony rides and dancing bears
there'll even be a band
cause listen, after the fall there will be no more countries
no currencies at all, we're gonna live on our wits
we're gonna throw away survival kits,
trade butterfly-knives for adderal
and that's not all
ooh-ooh, there will be snacks there will
there will be snacks, there will be snacks..." (andrew bird)

Sem comentários: