sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Varsóvia vs Cracóvia vs História

Está-se a dar um fenómeno estranho: as semanas passam a correr aos tropeções umas atrás das outras.
Mais uma sexta-feira à tarde em casa. Desta vez não tão cansada porque consegui escapar umas horas mais cedo do escritório!
Na segunda-feira tive que me adaptar à velocidade e impaciência de Varsóvia, depois de Cracóvia.
Em Cracóvia há sempre multidões de turistas, mas tivemos sorte no Domigo. Isto porque o feriado de 1 de Novembro é sagrado na Polónia, quase tudo fecha porque toda a gente vai aos cemitérios, onde há barracas à entrada a vender velas, flores mas também comes e bebes, pelo que me contaram é uma espécie de grande romaria.
Mas o importante é que graças a isso pudemos andar por uma Cracóvia quase deserta, numa manhã maravilhosa, e uma tarde descontraída, por ruelas com casas antigas (ah como gostaria de dizer "por vielas e calçadas" mas ainda não vi disso por aqui..). E nisso Cracóvia é tão diferente de Varsóvia..
Cracóvia era a antiga capital da Polónia, dos tempo prósperos do século XVIII, e encontra-se lá esses vestígios (por detrás dos algomerados de turistas of course). Foi também o centro cultural e académico da Polónia durante muito tempo. Durante a 2ª Guerra Mundial teve a sorte de não ser muito afectada pelos Nazis..
Varsóvia porém é a capital recente, e passou por muitas provações. Quando os alemães invadiram a Polónia, em 1938, o centro da cidade foi fortemente bombardeado. Foi reconstruído e em 1944, a resistência Polaca junto com o Exército Polaco na clandestinidade organizaram uma Revolta, a Insurreição de Varsóvia.
Isto porque os Nazis não perseguiam apenas judeus. Toda a classe académica, intelectual polaca foi imediatamente perseguida para que houvesse o mínimo de resistência à ocupação alemã.
(Ah e os coitados dos polacos já em 1918 se não me engano , tinham reconquistado a sua independência, pois tinham sido ocupados pelos russos durante uns 100 e tal anos..esta História na Europa central /leste é muito complicada. As cidades nas fronteiras dos países já foram ucranianas/polacas, lituanas /polacas, alemãs /polacas..mesmo num intervalo de 100 anos..Sei isto porque tanto a Valentyna como o Tobias têm bisavós /avós que nasceram polacos porque naquela altura , a zona pertencia à Polónia !..
Claro que isto é fascinante para quem nasceu num país que tem as fronteiras definidas desde o século XIV (é mãe?:P) )
E então estava eu a falar do ano de 1944, da insurreição de Varsóvia. Os polacos depois de 5/6 anos de ocupação, humilhação, de verem tantas pessoas serem mandadas para campos de trabalho e de concentração, e constatando que a guerra estava perto do fim, decidiram preparar uma acção militar para libertar a sua capital. É importante dizer que esperavam o apoio militar dos aliados de Inglaterra e dos EUA e já agora dos Russos que estavam já em Varsóvia, mas estacionados do lado Este do rio Vístula, em Praga (o distrito onde vivo!).
Então a insurreição começou e resistiram durante 63 dias! Mesmo sem tanques e com pouquíssimas armas, conseguiram recuperar pontos importantes da cidade. Porém sem o apoio militar dos Aliados, não havia muita esperança de conseguirem expulsar os Nazis de Varsóvia. E Hitler quando soube da lata dos polacos, que se tinham revoltado, ordenou a destruição total da cidade.
E assim foi. Ou muito perto disso ficou. E é por isso que o centro histórico de Varsóvia parece a Disneyland, pois os edifícios têm todos 50 anos mas foram construídos segundo as imagens que havia dos edifícios verdadeiramente antigos que lá estavam. É por isso também (julgo eu!) que Varsóvia é constituída por avenidas e mais avenidas (esqueçam a avenida da Boavista!) que rasgam a cidade de Leste a Oeste, Norte a Sul (o que até me dá muito jeito em termos de orientação!:P ), com pouco edifícios com mais de 50 anos. Pelo menos no centro da cidade.
E se por um lado é algo não muito estético, por outro lado sinto uma afeição especial por esta gente, da cidade, que passou por tanto, desde o Nazismo que destruiu milhares e milhares de famílias mas também desabou fisicamente a cidade, imagino o que terá sido ver as ruas principais da capital, da sua cidade, serem demolidas uma a seguir à outra..Depois vieram os Comunistas, e ofereceram-lhes o gigantesco Palácio da Cultura e da Ciência. e lá está ele no meio do movimento desenfreado da cidade, no lugar onde antes existiam ruas, e casas, muitas casas. Depois o Muro caiu, e há cinco anos entraram para a União Europeia. Agora há shoppings enormes nas duas enormes avenidas a Este e a Leste do Palácio comunista. Não só enormes, como também com enormes sinais publicitários luminosos (Coca-Cola, HM...) , a chegada do mundo consumista.. E a gente que nasceu nos anos 30, assistiu a tudo..involuntariamente foram peões no meio de tantos jogos..e daí deve vir o cepticismo deles relativamente a tudo o que é ideologia. E também o grande apego ao catolicismo, que terá sido uma forma de resistência durante os anos do Bloco de Leste..

Têm uma História recente muito complexa e delicada de abordar às vezes, mas espero mergulhar mais nisso que será a cultura, a identidade polaca nos próximos meses;) Enquanto isso partilho umas fotos da escapadela em Cracóvia!
(Estou vivinha e de saudinha!)
Banda Sonora: aqui
(e feliz porque amanhã é sábado e hoje recebi umas cartinhas :))

Sem comentários: