quinta-feira, 12 de novembro de 2009

...e directamente de portugal: !!!



finalmente chegou, depois de uma semana e meia!e como os nossos "chefes" estão de folga por causa do feriado, pude vir logo para casa eheh disfrutar literatura portuguesa para variar ;P(ahh q saudades do Público..)
e mais tarde planeia-se ir ao Kino Luna pois às 19h há uma sessão com legendas em inglês de um filme polaco...
...hoje recebemos a nossa mesada!! :D..

de manhã fomos de "excursão" à casa onde viveu Józef Piłsudski nos arredores de Varsóvia. esta personagem é como que o herói da restauração da independência dos Polacos. Pelo menos é o que diz a wikipédia:P Depois de ouvirmos montes de histórias dele e da família dele contadas pelo guia e traduzidas pela Valentyna em live broadcast, ainda nos perguntavamos uns aos outros ok ok as histórias são muito interessantes mas afinal quem é que ele foi?O guia, um velhote muito simpático gostou de me contar que ele esteve doente com cancro e nesse período foi para a Madeira (se calhar foi aí que apanhou a ideia de tornar a Polónia independente:P), e havia em exibição umas toalhas (portuguesas!!) bordadas que ele tinha mandado para a mulher.Contou-nos também uma história desta cabeça (vêr foto em baixo). quando os russos "ocuparam" a Polónia depois da 2ª Guerra Mundial, quiseram destruir esta estátua, mas alguns habitantes esconderam a cabeça da estátua enterrando-a.Só há alguns anos atrás (acho que cinco) é que foram ao local onde a tinham enterrado (que agora, surpresa! já não pertence à Polónia mas à Bielorrúsia..) e trouxeram-na clandestinamente pela fronteira.Como? Não faço ideia pois aquilo deve pesar umas centenas de quilos..talvez discretamente num camião tir :P
(Hmm que tempinho bom para uma excursão!)
(lá estão as bandeiras! devo acrescentar que quase todos os edifícios têm aqueles suportes para as bandeiras, facto que só constatei ontem ao vê-las em todo o lado!)
(sim sim esta cabeça: --»)



Sem comentários: